terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Barbacena sediará Evento Esportivo Internacional em 2014.

cidade de Barbacena, no interior de Minas, recebe pela primeira vez o Campeonato Pan-americano de Mountain Bike. A competição, que acontece de 26 a 30 de março de 2014, reunirá os melhores pilotos de mountain bike das Américas. Cerca de 30 delegações, de diferentes países, estarão na cidade para participar do evento. A expectativa de público, entre competidores e treinadores, é de 600 pessoas.

 A assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a realização do Campeonato aconteceu ontem, 3 de dezembro, no Hotel Master Plaza. Assinaram o documento, a Prefeitura de Barbacena e a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Segundo o Presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, a disputa para sediar o evento aconteceu entre diversos estados brasileiros. “Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo pleitearam sediar o Pan, mas as articulações com a Federação Mineira foram decisivas. No caso da escolha de Barbacena, estávamos à procura de uma cidade do interior que tivesse estrutura para abrigar um evento desse porte e, após contato com a Secretária de Comunicação do município, Fernanda Brasileiro, e com o Prefeito Toninho Andrada, optamos pela cidade das rosas”, informou o Presidente.
  
Esta será a segunda vez que o Brasil sediará o certame, e a primeira vez que acontecerá em Minas Gerais. Em 2013, a Argentina sediou o Campeonato de Mountain Bike e em 2015 será o Canadá.

A  partir de 2014 o esporte dá início à somatória de pontos para as Olimpíadas, por isso a importância do evento. “No ano que vem, o mountain bike começa a somatória dos pontos olímpicos. Todos os atletas buscam essa pontuação para classificar-se para a disputa de 2016. Além disso, o título de campeão pan-americano movimenta o ranking internacional.

Até o momento, estão confirmadas duas modalidades de esporte: o Downhill e o Cross Country.  O Campeonato Pan-americano de Mountain Bike terá como palco principal as instalações do Parque de Exposição. Ricardo Alcici Matos, Vice-presidente da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), falou sobre a conquista para Minas e Barbacena. “O campeonato vai deixar um legado muito grande para a cidade e para o estado. Os olhares do país e, ouso em dizer, do mundo, estarão voltados para os atletas da região e para o mountain bike mineiro. Isso traz mais credibilidade para a FMC e também para a CBC”, disse Ricardo.

O Prefeito aposta na visibilidade do evento. “Este é o primeiro campeonato internacional realizado na cidade. Um evento que coloca Barbacena na rota esportiva nacional. Sabemos da responsabilidade que teremos para corresponder às expectativas dos organizadores, mas acredito no sucesso do Pan. Teremos aqui cerca de 30 delegações de diversos pontos da América. Isso revela que Barbacena tem estrutura para suportar grandes eventos”, afirmou. Também falou sobre a movimentação da cidade: “hotéis, bares, restaurantes, o comércio como um todo sentirá o impacto da competição. Barbacena vai receber a visita de ciclistas de todo o país. Teremos a presença de milhares de pessoas na cidade”.

Fonte:Barbacena.mg.gov.br

Nenhum comentário:

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...