sexta-feira, 25 de março de 2011

Casarão do patrimônio histórico de Barbacena precisa de restauração.

Um imóvel que conta a história de Barbacena precisa de socorro imediato. É o casarão da família Canedo. O resultado do abandono pode ser visto na fachada: pedaços descolando e vidros quebrados. Um processo corre na Justiça: a Prefeitura e os donos do casarão tentam um acordo para que as obras de recuperação do imóvel possam começar.

No Centro de Barbacena, o palacete construído em 1895 está há mais de 20 anos fechado. De estilo eclético, ele possui janelas altas e orientais, além de colunas de fora a fora. As pontas lembram o estilo gótico.

Marco do fim da época colonial, o casarão de Pio Canedo está abandonado. O arquiteto da Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac), Sérgio Cardoso Aires, diz que o casarão é a própria memória da cidade: um estilo arquitetônico neogótico de uma influência portuguesa marcada pela invasão dos turcos àquele país.

Um processo para restaurar o espaço está na Justiça. O casarão pertenceu a uma família importante da cidade na época. Hoje, os herdeiros e a Prefeitura entram em acordo para preservar o patrimônio. Para o presidente da Fundac, Leonardo Castro Carvalho, a preservação é de fundamental importância por se tratar de um imóvel de valor histórico e localizado diante da praça central de cidade.

Sentença do Ministério Público (MP) prevê ações de contenção da fachada. A Prefeitura viabiliza um meio de proteger o casarão e evitar que as peças ornamentais se descolem e caiam na calçada. São esses detalhes que fazem da construção um exemplar único em Barbacena. A casa que abrigou nomes importantes da política de tempos atrás agora espera a ação do poder público para preservar tanta história.

De acordo com o arquiteto da Fundac, Sérgio Cardoso Aires, o casarão só não desabou ainda porque a fundação é feita em pedra. O presidente da instituição, Leonardo Castro Carvalho, informou ainda que a Justiça concedeu à Prefeitura o direito de fazer intervenções para evitar que o casarão se deteriore ainda mais e que, em março, devem ser colocadas proteções na fachada.

Fonte: (OSCIP) DEFENDER – Defesa Civil do Patrimônio Histórico
http://www.defender.org.br/minas-gerais-casarao-do-patrimonio-historico-de-barbacena-precisa-de-restauracao/#comment-25988

Meu Comentário:
Que bom ver que Organizações como a Defender estão acompanhando e cobrando ações que visam recuperar o Patrimônio Histórico de Barbacena. O Casarão dos Canedo, possui detalhes únicos que fazem da construção uma verdadeira obra de arte a céu aberto, mas estamos vendo esta obra desaparecer aos poucos, infelizmente. Obrigado pelo apoio e pela preocupação. Como cidadão Barbacenense, agradeço a todos vocês da Defender, nosso patrimônio necessita mesmo de socorro.

Nenhum comentário:

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...