sexta-feira, 14 de junho de 2013

PERIGO NA WEB – Programa Prism (EUA) espionava internautas.

Especialistas chamaram programa de espionagem dos estados unidos - Prism, violação dos direitos humanos.

“É uma intrusão nos direitos humanos básicos”, disse o criador da web, Tim Berners-Lee, sobre a revelação da possível colaboração de empresas como Google, facebook, Yahoo, Skype e Microsoft com o governo dos EUA no programa de espionagem PRISM.

 Um vazamento na semana passada mostrou que autoridades americanas têm acesso aos dados e informações dos usuários dessas empresas há sete anos. Para Berners-Lee, programas do tipo ameaçam as fundações básicas de uma sociedade democrática.

O responsável por um dos “vazamentos mais significativos da história política dos EUA”, como definiu o jornal britânico The Guardian, foi Edward Snowden, ex-funcionário da CIA de 29 anos. Ele decidiu revelar sua identidade ao jornal porque acredita não ter feito “nada de errado”. “Eu não quero atenção pública porque não quero que essa história seja sobre mim, mas sobre o que o governo americano está fazendo.”

“Nas últimas duas décadas, a web se tornou uma parte integral de nossas vidas. Um vestígio de nosso uso pode revelar coisas muito pessoais. O armazenamento dessa informação sobre cada pessoa é uma reponsabilidade muito grande: em quem você confiaria para decidir quem pode ter acesso, ou para mantê-la segura?”, questionou.

“Quando você tem uma concentração enorme de dados nas mãos de poucos, a espionagem se torna muito fácil. Então o Facebook e o Google são sempre alvos fáceis para qualquer governo que queira descobri coisas sobre as pessoas”, diz Tim Wu, professor de direito na Universidade de Columbia. 
Fonte: revista Galileu.globo.com

Prism: 80 organizações pressionam Congresso norte-americano

Os defensores do direito à privacidade estão pressionando o Congresso dos EUA para conter os esforços da National Security Agency (NSA) na coleta  de grandes quantidades de dados sobre residentes nos Estados Unidos – em reação à descoberta do programa Prism. Mais de 80 organizações assinaram uma carta pedindo ao Congresso para “tomar medidas imediatas visando deter essa iniciativa de vigilância e disponibilizar um relatório público completo sobre a NSA e os programas de coleta de dados do FBI”.

O perigo da coleta de dados em larga escala é que eles podem vir a assombrar os residentes dos EUA anos mais tarde, disse Peter Swire, professor de direito e presidente do Tracking Protection Working Group, do World Wide Web Consortium. Com a coleta de dados descrita em várias notícias, as agências do governo serão capazes de armazenar dados sobre todas as chamadas de telefone e cada e-mail que uma pessoa tenha enviado e recebido, explicou Swire durante um fórum online sobre privacidade, organizado pelo Washington Post.

 “Se alguma coisa correr mal no percurso de uma pessoa, a sua vida inteira em contactos ficará sob investigação”, disse Swire. “No caso  de  alguém presente em uma lista de contatos de uma pesso, cometer um erro na vida, esta pessoa passa a estar entre os suspeitos. Isso constará do seu registo permanente”, disse.
Fonte: Idgnow.uol.com.br – em 12 junho.

Nenhum comentário:

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...