segunda-feira, 28 de maio de 2012

Doe livros para o Projeto “Bibliotecas Populares” - Lançado em Barbacena no último final de semana.

O Lançamento do Projeto ocorreu dia 27/05, na casa Fora do Eixo, com a participação de jovens e adolescentes do Distrito de Pinheiro Grosso - membros do Grupo Arte em Cena, que apresentaram a peça “Circo da Alegria: A Alegria Mora Aqui”, e também com o lançamento dos livros do artista Erivelto Couto.

O objetivo é arrecadar 2.500 livros para a criação de Bibliotecas Populares Itinerantes, aos cuidados do “Projeto Ler e Crescer” e dos jovens que participaram do projeto Empreender. Serão criadas inicialmente bibliotecas no Bairro João Paulo II e no Distrito de Pinheiro Grosso.

As doações podem ser feitas nos seguintes locais:
Na Radio Sucesso na Av Bias Fortes, 166;
Sede da 3ª. Subseção da OAB - Rua Alfredo Renalt 86, Centro e
Casa Fora do Eixo /Coletivo 77 - Rua Washington Luiz 199, Bairro Santa Tereza.

Doem livros, vamos colaborar, nossas crianças e jovens agradecem.

O VIVO ENCENA apresenta: PONTO DE PARTIDA em TRAVESSIA! Dia 02 de junho em BARBACENA


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Acontece neste final de semana o 4º Encontro de Jipeiros de Barbacena

Acontece neste final de semana de 25 a 27 de maio o 4º Encontro de Jipeiros de Barbacena/MG, em parceria com o Clube do Cavalo Mangalarga.

Programação:

Sábado 26.05 :
Trilhão 4x4
Passeio 4x4 e 4x2


Domingo 27.05 :
Trilha Desafio
Quebra-quebra na Serra do Castelo
Sáida as 8:00 em grupos de até 6 Jeeps preparados.

Local:
Parque de Exposições Senador Bias Fortes
Barbacena, Minas Gerais
Em parceria com o Clube do Cavalo Mangalarga.
Coordenadores: Ronaldo Ribeiro, Marcelo Leitão e Flávio Rivelli.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Arquivos da ditadura militar serão abertos para investigação de violação de direitos humanos.

A presidente da República, Dilma Rousseff, se emociona durante a cerimônia de instalação da Comissão Nacional da Verdade em 16 de maio de 2012. A Comissão investigará violações de direitos humanos praticadas por agentes do Estado na ditadura militar.

Brasília - Com aplausos calorosos e entoando estrofes do hino nacional, políticos, militantes dos direitos humanos, vítimas da ditadura e familiares dos mortos e desaparecidos do regime saudaram a instalação da Comissão Verdade, em cerimônia realizada nesta quarta (16), no Palácio do Planalto. Foram poucos os que conseguiram não se emocionar. A própria presidenta Dilma Rousseff, durante seu discurso, embargou a voz e chorou ao falar sobre a importância histórica do momento. “A força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou”, afirmou.

Dilma chegou à cerimônia acompanhada de todos os ex-presidentes civis que a antecederam, à exceção de Tancredo Neves e Itamar Franco, já falecidos. Fez questão de pontuar a contribuição de cada um deles à democracia brasileira, dividindo a responsabilidade pela criação do ambiente democrático que resultou na instalação da Comissão da Verdade com Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney. Mas não escondeu o orgulho de ter sido ela, uma ex-presa política torturada nos porões da ditadura militar, a responsável pela instituição da Comissão, tão reivindicada e ansiosamente esperada pela sociedade brasileira. 

“Cada um de nós deu a sua contribuição para esse marco civilizatório, a Comissão da Verdade. Esse é o ponto culminante de um processo iniciado nas lutas do povo brasileiro, pelas liberdades democráticas, pela anistia, pelas eleições diretas, pela Constituinte, pela estabilidade econômica, pelo crescimento com inclusão social. Um processo construído passo a passo, durante cada um dos governos eleitos, depois da ditadura”, justificou. 

Entre os sete integrantes da Comissão da Verdade, escolhidos por Dilma para apurar violações aos direitos humanos no país entre 1946 e 1988, estão Gilson Dipp (ministro do STJ), José Carlos Dias (ex-ministro da Justiça), Cláudio Fonteles (ex-procurador-geral da República) e a psicanalista Maria Rita Kehl.

Meu comentário: quem leu o livro “Brasil, nunca mais” da CNBB sabe da importância de se investigar fatos absurdos ocorridos durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Parabéns a presidente Dilma, o país devia isto aos que lutaram pela liberdade democrática e foram perseguidos violentamente. A canção “Pra não dizer que não falei das Flores” de Geraldo Vandré é um marco na denúncia contra a tirania militar da época. Plagio suas palavras: - “Vem vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer” – a presidente Dilma resolveu não mais esperar e isto é saber. Geraldo Vandré foi vitima de perseguições da ditadura e nunca mais voltou a compor ou a cantar. “Que a verdade venha à tona e que os culpados sejam punidos!”  

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Apae Barbacena completa 50 anos em 31 de maio de 2012


A APAE Barbacena completa em 2012, 50 anos de dedicação e atendimento aos portadores de necessidades especiais. A Instituição foi fundada em 31 de maio de 1962, por D. Léa Paoluci juntamente com um grupo de pais com filhos que apresentavam a necessidade.

Primeiramente se denominava Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais (Abae), até ser absorvida pelo projeto das Apaes do Brasil inteiro.

Todos sabemos do grande empenho de D. Léa junto a instituição que, como não poderia ser diferente, cresceu e se transformou neste centro maravilhoso de tratamento aos portadores de necessidades especiais, que hoje abrange toda a nossa região, e é orgulho para a nossa cidade.

Parabéns D. Léa, funcionários e colaboradores, uma vida melhor e mais humana se constrói com ações efetivas e transformadoras como este trabalho de vocês.

Abaixo a programação festiva em comemoração aos 50 anos da Instituição:

Dia 28 de maio: segunda-feira – Jornada Cultural “Vem Olhar para além da diferença” no anfiteatro do Colégio Estadual:
9:00h – Palestra da Equipe da APAE para a comunidade de Barbacena e região, com o tema: “Desmistificando a prática no atendimento às pessoas com necessidades especiais”
13:00h – Palestra para familiares, usuários e profissionais da APAE, proferida por Alisson Vinícius de Souza (presidente da APAE de Florestal/MG) e Lucilene Carvalhais (gerente de autogestão, autodefesa e família, da Federação Estadual das Apaes).

Dia 29 de maio: terça-feira – Caminhada saindo da Praça do Rosário, à partir das 9:00h em direção a Apae.

Dia 30 de maio: quarta-feira – homenagem e lançamento do selo comemorativo dos 50 anos da APAE, às 19:00h na Câmara Municipal.

Dia 31 de maio: quinta-feira – Missa Comemorativa às 9:00h no Santuário de Nossa Sra. da Piedade.

Dia 01 de junho: sexta-feira – visita do presidente da Federação das APAES de Minas Gerais, Eduardo Barbosa, das 11:00h às 15:00h na APAE Barbacena.
19:00h – Oficina do Rock com a Banda Ranier, no teatro do Colégio Estadual, os ingressos serão trocados por um litro de leite longa vida e biscoitos que serão doados a Apae.

Dia 02 de junho: sábado – Baile Comemorativo no Alcas Buffet, à partir das 22:00h, ingressos na Apae.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Texto que encontrei no facebook: de autoria da Barbacenense Caroll Carvalho.

Este texto me chamou a atenção pois são as próprias palavras da jovem Caroll com relação aos princípios distorcidos adotados hoje em dia pela mídia e pelas pessoas que querem manipular o mundo, que tratam pessoas conscientes e responsáveis como “velhas”, um mundo de tendências globais e atitudes incoerentes. Tenho esperança na juventude de hoje, que cada vez mais, se preocupa com o nosso Brasil de amanhã. Parabéns Caroll, continue escrevendo.
                                      Texto de Caroll Carvalho:

Talvez eu seja uma alma de 30 anos ou mais não sei, presa em um corpo de 19 anos. Como se diz a frase:'' Tenho princípios que hoje não existe mais''. Não gosto de muitas coisas que vejo hoje em dia, não acho certo pessoas passarem por cima das outras para se darem bem, não gosto desses funks cheios de palavrões e que falam mal de mulheres, acho que casamento é para vida toda, acho que as pessoas só deveriam falar ''eu te amo'' quando realmente amarem e não só para conseguir as coisas, as pessoas começaram a desrespeitar as outras, a mentir, a não terem caráter pois acham que a vida fica mais fácil assim. Eu gosto das poucas coisas, das coisas simples, gosto do que realmente faz uma pessoa feliz, um sorriso, um abraço, uma flor, uma carta, por mais que isso seja antigo. Gosto dos tempos dos meus avós, dos meus pais, que as pessoas eram mais humanas, mais juntas, mais felizes, que as crianças sabiam o que realmente era brincar, correr, pular. Gosto do cheiro da chuva e do barulho dela enquanto tento dormir, gosto do cheiro das pessoas, não falo do perfume mas sim aquele cheiro que cada pessoa tem como uma marca. Não sinto ódio nem raiva de ninguém, pois acho esses os piores sentimentos que uma pessoa pode carregar no peito. Gosto de músicas antigas, gosto de parar por um momento e não pensar em nada, gosto das mãos da minha avó, pois elas me lembram as mãos da minha mãe, gosto de tudo que me deixa bem, gosto dos meus amigos, tias, tios e todo o resto, gosto sim de coisas de hoje em dia, internet, celular entre outros, gosto da vodka, não poderia esquecer dela que sempre me acompanha rsrs. Só não gosto da minha idade, de ser uma alma velha dentro de um corpo novo.

Lei de Acesso à Informação entra em vigor nesta quarta-feira 16/05 e vale para todos os órgãos públicos.

O cidadão brasileiro poderá exercitar plenamente o direito à informação pública com a entrada em vigor, nesta quarta-feira 16 de maio, da Lei de Acesso à Informação.

Proposta pelo governo federal e aprovada pelo Congresso Nacional, a norma é considerada uma das mais abrangentes e avançadas do mundo. As regras valem para a administração direta e indireta de todos os Poderes e entes federativos e se apresentam como instrumento eficiente de participação da sociedade na gestão pública. 

A Lei de Acesso à Informação faz do conceito de transparência um direito de fato do cidadão brasileiro, pois uma pessoa bem informada tem melhores condições de conhecer e acessar outros direitos essenciais como saúde, educação e benefícios sociais. Além disso, o acesso a esses dados constitui-se em um dos fundamentos para a consolidação da democracia, pois fortalece a capacidade dos indivíduos de participar de modo efetivo da tomada de decisões que os afeta.

Esse direito garante a ampliação do acesso à prestação de contas públicas, possibilita o monitoramento sistemático da execução e resultados das políticas públicas e faz da participação social um exercício de cidadania e de garantia de uma gestão pública de qualidade.

Entre os avanços estão o fim do sigilo eterno de documentos oficiais e a obrigatoriedade de todos os órgãos públicos de prestar, em no máximo 30 dias, informações de interesse do cidadão, sem que esse necessite justificar o pedido. De maneira espontânea, os órgãos e entidades públicas devem divulgar, independentemente de solicitações, informações de interesse geral ou coletivo, por meio de todos os canais disponíveis e obrigatoriamente em sítios da internet. 

Informações sobre contratos, licitações, gastos, repasses e transferências de recursos, por exemplo, devem ser fornecidas de forma clara, em linguagem simples e direta e com apoio de ferramentas de busca e pesquisa na internet. A lei determina também que nenhum documento, ato ou fato que se configure como ameaça aos direitos humanos pode ser tratado como sigiloso. A transparência passa a ser a regra e o sigilo, a exceção.

A nova lei se soma a outras iniciativas que já privilegiavam a transparência ativa, como o Portal da Transparência - http://www.portaltransparencia.gov.br/ que oferece informações sobre as ações do governo federal para que a sociedade acompanhe como o dinheiro público é gasto. Medidas como essa fizeram do Brasil o oitavo país mais transparente do mundo e o primeiro da América Latina, no Índice de Orçamento Aberto do International Budget Partnership (IBP).

Fonte: pantanalnews.com.br

terça-feira, 15 de maio de 2012

Inaugurada a Avenida Sanitária – trânsito livre nos dois sentidos.

Foi inaugurada neste sábado 12 de maio, mesmo não estando totalmente concluída, a chamada Avenida Sanitária, que já está aberta ao tráfego de veículos nos dois sentidos. A Avenida Sanitária é uma obra de grande porte, o maior empreendimento realizado nos últimos anos em relação ao trânsito em Barbacena.

A Avenida tem três trechos: Da Praça da Rua Bahia até a Av. Pereira Teixeira (trecho da Av. Noé Lima), da Av. Pereira Teixeira até a Rua Francisco Vale (Rua da Retífica Vitória e entrada para o Bairro Mons. Mario Quintão) e da Rua Francisco Vale até o Bairro Santa Tereza, última etapa agora inaugurada; atendendo diretamente os Bairros: Santa Tereza, Boa Morte, Mons. Mário Quintão, Centro (Av. Pereira Teixeira), São Sebastião e Funcionários.

A obra irá beneficiar o nosso trânsito, desafogando o centro, dando novas possibilidades de saída da cidade, como facilidade para o acesso até a Rodovia BR 265, que liga Barbacena a Barroso e a São João Del Rey.

Ainda era pequeno o fluxo de veículos na Avenida Sanitária, devido às obras que estavam sendo realizadas no local. Com a inauguração, o trânsito volta a fluir sem problemas, dando condição a todos de usufruir da nova via.

Parabéns à Prefeita pela visão de melhorar o nosso trânsito, que ainda tem muitos problemas, principalmente no Centro. É preciso urgência em melhorias, possibilitando novas saídas e fluxos de veículos, pois mudanças de mão e contra-mão não resolvem mais; a Av. Sanitária é uma atitude que cumpre este papel, mas não devemos parar por aí, nossa cidade agradece.  

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Brasileiro já pagou até 02 de maio de 2012, meio trilhão de reais em impostos.

Brasileiro pagou em apenas 4 meses, de 1° de Janeiro a 02 de Maio/2012, R$ 500 bilhões de reais em Impostos, ou seja, meio trilhão de reais. Este foi o total de tributos desde o começo do ano até as 10 horas da quarta-feira passada – 02 de maio, de acordo com o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Em 2012 o valor de R$500 bilhões em impostos no Brasil foi alcançado dois dias antes do que no ano de 2011.

O ano passado o Impostômetro registrou R$ 1,5 trilhão em recolhimento de impostos no Brasil, um recorde histórico desde a criação do medidor em 2005.

Segundo o site do Impostômetro o brasileiro paga em impostos por minuto - R$ 2.832.599,85, e ainda R$ 47.210,00 por segundo. Acessem o Impostômetro: http://www.impostometro.com.br/

Aonde vai todo este dinheiro? Se falta dinheiro na Saúde, na Educação em toda parte! Ou o Brasil acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil! Vergonhoso.

Os brasileiros estão, considerando todos os países, entre os que mais pagam imposto no mundo. É uma carga tributária injusta que freia o crescimento do país e empobrece os cidadãos. Temos que exigir a reforma fiscal já, e uma cobrança mais justa e condizente com a realidade do país.

terça-feira, 8 de maio de 2012

45a. Exposição Agropecuária de Barbacena - Shows

Acontece entre 17 a 20 de maio a 45a. Exposição Agropecuária de Barbacena, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes. Shows:
Dia 17 de Maio - quinta feira: Cesar Menotti & Fabiano
Dia 18 de Maio - sexta-feira: Grupo Revelação
Dia 19 de Maio - sábado: Preta Gil
Dia 20 de maio - domingo: Dupla: Felipe e Dante.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Já está disponível na internet os carnês para pagamento do IPTU 2012

A Prefeitura de Barbacena informa que o carnê do IPTU já está disponível na Internet no site: www.barbacena.mg.gov.br

No site é possível retirar a parcela única com 10% de desconto, ou o IPTU parcelado em até 07(sete) vezes. Tanto a parcela única como a primeira parcela vencerão em 15 de maio de 2012.

Estarão incluídas no IPTU deste ano as taxas de Limpeza Urbana e Coleta de Lixo, antes cobradas na fatura do DEMAE – Dep. Munic. de Água e Esgoto, que a partir deste ano de 2012 passaram a ser de responsabilidade da Secretaria Municipal do meio Ambiente e Limpeza Urbana.

Os contribuintes que não retirarem o boleto de pagamento do IPTU pela internet, receberão normalmente em casa. O imposto poderá ser pago nas casas lotéricas, nos Bancos: Caixa Econômica Federal, do Brasil, Itaú e Mercantil.

Fonte: site da Prefeitura municipal de Barbacena.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Curiosidades: Novidades Ecológicas pelo Mundo

Hotel Oferece refeições de graça para quem estiver disposto a gerar energia.

O Crown Plaza Hotel em Cpenhaque na Dinamarca oferece uma refeição para todos aqueles que se disponibilizarem a gerar energia – um generoso vale-refeição de aproximadamente R$60,00. Cada hóspede voluntário deve produzir 10 Watts/hora, mais ou menos 15(quinze) minutos de pedaladas para ter o direito a refeição.

Bar capta energia produzida pelos seus freqüentadores



Todas as luzes e sons de uma balada gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisto, o Bar Surya em Londres na Inglaterra, refez o chão da sua pista de dança e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos freqüentadores do local, produzem corrente elétrica. O visionário dono do Bar disse que a energia produzida pelos freqüentadores, corresponde a 60% da necessidade energética do lugar.

Empresa Cria impressora que não usa tinta e nem papel.

Quem disse que toda impressora precisa de tinta e de papel? A Impressora PrePean é diferente das convencionais. Ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas que são à prova d’água e reaproveitáveis. É só colocarem elas novamente na impressora que a próxima impressão ficará no lugar da anterior.

Universidade constrói Telhado Verde

A Universidade Tecnológica de Nanyang em Cingapura de cinco andares, construiu um telhado revestido de grama. O telhado verde serve de área de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção de água da chuva.

Designer cria carregador de iPhone, alimentado por aperto de mão.

Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão. O conceito foi chamado de “You Can Work”.

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...