
Veja reportagem abaixo:
O Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae) reiniciou nesta quinta-feira (12), as atividades da Usina de Reciclagem.
Em solenidade oficial na Usina de Triagem, a prefeita assinou convênio com a Associação Barbacenense de Reciclagem, formalizando o trabalho na usina de cerca de 30 trabalhadores. “Nosso trabalho era muito dificultoso, catávamos o material no ‘lixão’. Na usina temos condições melhores de trabalho e mais qualidade de vida”, disse o presidente da Associação Barbacenense de Reciclagem, Silvério Martins de Melo.
Foram distribuídos os uniformes patrocinados pela empresa Saint Gobain aos funcionários que, logo após, iniciaram as atividades nas esteiras da Usina de Reciclagem. De acordo com o representante da Saint Gobain, Eduardo Firmo, a preservação do meio ambiente é um dos pilares da empresa que, através dessa parceria, busca “contribuir para a melhoria das condições do local, dos trabalhadores, e da própria cidade. Como somos vizinhos da Usina, presenciamos suas necessidades e queremos, juntos com a Prefeitura, trazer melhorias para o meio ambiente”.
A reativação da Usina de Reciclagem já gera um retorno mensal de cerca de 60 toneladas de material reciclado, calculado durante o período de treinamento dos trabalhadores. A previsão do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água, Esgoto e Limpeza Urbana (Demae) é que esse número aumente com o aperfeiçoamento e a prática dos funcionários ao final do treinamento.
Segundo o diretor geral do Demae, Eduardo Michel Jeha, a reativação da usina já vem sendo almejada pela administração municipal desde o início desta gestão, quando “há mais de dois anos, começou-se a estabelecer uma linha de metas e um planejamento para que, através de parcerias, pudéssemos chegar a esse dia de hoje, quando podemos dar o tratamento adequado a esse lixo, oferecendo um exemplo de reciclagem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário