quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Concerto na Matriz abre comemorações do aniversário de 223 anos de Barbacena

Na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, às 20 horas, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, considerada o marco inicial da formação do arraial que deu origem à cidade de Barbacena, será o cenário para a apresentação do concerto “Tributo a Flausino Vale”, iniciando as comemorações do aniversário de Barbacena. 

O evento é uma organização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - Agir. Além de abrir as comemorações dos 223 anos da cidade, o evento faz, por meio do violinista polonês Jerzy Milewski, uma oportuna homenagem ao compositor e músico barbacenense Flausino Rodrigues Vale (1894-1954), considerado por Heitor Villa-Lobos, “o Paganini brasileiro”, pois o célebre autor das Bachianas comparava o músico mineiro ao grande  violinista italiano.

Acompanhado da pianista Aleida Schweitzer, Jerzy Milewski fará uma suíte especial com obras de Flausino, porém também acrescentará parte de seu vasto repertório com Francoeur-Kreisle, Mozart, Villa-Lobos, Dvorak e até uma composição popular de Gershwin, do musical da Broadway, Porgyand Bess.

O concerto Tributo a Flausino Vale é uma promoção da Prefeitura de Barbacena e AGIR, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo e tem entrada franca.

Abaixo um pouco sobre os músicos:

Jerzy Milewski - Violino
Nascido em Varsóvia, na Polônia e vivendo no Brasil desde 1971, JERZY MILEWSKI  possui o título de 'Magister ofArts',  da Academia de Música de Varsóvia. Condecorado pelo governo polonês com a Medalha HenrykWieniawski por serviços prestados à  cultura  e  agraciado nos Estados Unidos, com o título de 'Embaixador Mundial de Música para todos os tempos'. Sua interpretação de 'As Quatro Estações', de Vivaldi, é considerada pela crítica especializada como uma das melhores já gravadas em violino. No Brasil, foi responsável também pela divulgação da obra de FLAUSINO VALE em apresentações feitas em todo o Brasil e exterior.

Aleida Schweitzer - Piano
Natural de Santa Catarina, após seus estudos no Rio de Janeiro, aperfeiçoou-se no Conservatório Real de Amsterdam, Holanda e na Academia de Música de Varsóvia, Polônia.  Como camerista, atuou ao lado de nomes ilustres mundialmente conhecidos, como Jean Pierre Rampal, ChiristinaWalewska,  Boris Pergamenshikov, AnatoleKrastev, entre  outros,  tendo sido premiada como a melhor acompanhadora do ano,  no Rio de Janeiro.  Foi professora na Uni-Rio, da UFES (Espírito Santo), de Seminários de Música Pró-Arte (RJ) além de ministrar master classes em várias universidades norte-americanas.

Flausino Vale
Flausino Rodrigues Vale, compositor e violinista mineiro, nasceu em Barbacena no dia 6 de janeiro de 1894. Viveu em Belo Horizonte a maior parte de sua vida, até sua morte em 1954. Professor, advogado, pesquisador de cultura popular, Flausino foi um violinista sui-generis, por ser autodidata foi inovador na execução do instrumento e na composição. Ele era exímio intérprete de Bach e Beethoven. Como um 'Guimarães Rosa da música instrumental', criou seu próprio vocabulário musical. Compôs 26 prelúdios só para violino cujos títulos valorizam a cultura popular do Brasil. Sua obra é pouco divulgada no Brasil, mas executada no mundo inteiro por grandes músicos como o lituano JashaHeiftz, considerado um do smaiores violinistas do século XX.


Fonte : barbacena.mg.gov.br

Nenhum comentário:

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...