quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEDE DO SAMU REGIONAL EM BARBACENA

Representantes das 51 cidades da macrorregião Centro-Sul, envolvidas na implantação do Samu Regional, estiveram reunidos no dia 27, no auditório da Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde de Barbacena. O Consórcio Intermunicipal da Região das Vertentes – Cisaver, com sede em São João Del Rei, foi escolhido para assumir, inicialmente, a administração da rede do Samu Regional, até que se crie um consórcio público para o Samu no qual os municípios terão que aderir. A responsabilidade do Consórcio é executar as atividades. No mesmo dia, ficou definida a composição do Comitê Gestor que será o instrumento de discussão de todo o processo da regionalização, o seu planejamento e a gestão. O encontro foi ministrado por Welfane Cordeiro Júnior, coordenador de Urgência e UTI da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
“O Samu Regional permitirá um atendimento com maior rapidez e qualidade, diminuição dos custos para os municípios, melhorar a capacidade dos hospitais para atender com eficiência os pacientes agudos e graves”, disse Edson Rezende, diretor do Demasp.
Durante o encontro, foi confirmado o local para a construção da Central do Samu Regional. Antes, o terreno já havia passado por uma avaliação e aprovação do consultor de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, César Augusto Soares Nitschike. Ele esteve em Barbacena no dia 21. O terreno escolhido fica em frente ao Parque de Exposição de Barbacena, nas dependências da Fundação Hospitalar de Minas Gerais – Fhemig.
A área construída será de mil metros quadrados, nos mesmos moldes da sede de Montes Claros (primeiro município a aderir à regionalização). No local, funcionará também a Central do SUS/Fácil, que atualmente se localiza na Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde de Barbacena. É uma Central que regula as internações de urgência, o que facilita porque as equipes do Samu saem do local do atendimento sabendo para qual hospital levar a vítima. A obra está orçada em R$ 1 milhão. Segundo Edson Rezende a verba já está garantida pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Comitê GestorFaz parte do Comitê Gestor todos os secretários das microrregiões, um representante de cada Conselho Municipal de Saúde, o coordenador estadual de Urgência, os gerentes das duas macrorregiões, um coordenador regional do Samu, um coordenador do SUS/Fácil, diretores dos hospitais de referência da macrorregião e das microrregiões, representantes dos Conselhos Municipais de Saúde Regional, um representante de cada Conselho Municipal de Saúde das microrregiões, um representante dos hospitais de pequeno porte de cada microrregião, um coordenador de Saúde Mental, um coordenador do Cisaver, um representante do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Denatran,Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Defesa Civil e um representante do grupo aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais. O coordenado do Comitê é o diretor do Demasp, Edson Rezende.

Nenhum comentário:

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...