No dia
Segundo o Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, falando em nome da direção do Hospital Ibiapaba, com o contrato assinado, será feito um empenho no valor de R$ 2,9 milhões, que possibilitará que a entidade abra um processo licitatório e compre o aparelho. Ainda segundo o diretor, além da compra do equipamento, o Hospital Ibiapaba está viabilizando financiamento para a construção do novo anexo onde será abrigado o Centro Oncológico que prevê a expansão das acomodações para pacientes do novo setor e da quimioterapia já em atividade.
Um avanço importante para a região
O Dr. Walter de Campos Mazzoni, diretor-presidente do CEBAMS considera esta uma notícia importante para a toda a região, pois o Hospital Ibiapaba já atende pacientes portadores de câncer há quase 20 anos. "Até agora só tínhamos à disposição a quimioterapia, terapêutica que utiliza a infusão de medicamentos no paciente para controlar ou diminuir tumores, tornando-os operáveis. Com a radioterapia, emissões controladas de radiação fazem o mesmo efeito e podem até extinguir completamente o tumor", explica o médico. O Dr. Walter afirma ainda que com a utilização da radioterapia, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS poderá atender de imediato todo o ciclo de tratamento da oncologia, eliminando a necessidade de se levar pacientes para outros centros mais equipados.
Atualmente, o setor de oncologia do Hospital Ibiapaba realiza centenas procedimentos por mês, sendo referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 30 cidades da região e é a instituição que realiza o Registro Hospitalar de Câncer, fornecendo dados estatísticos para o desenvolvimento de políticas públicas para a prevenção e tratamento do câncer.
Fonte: city10.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário