São Paulo – A ex-senadora Marina Silva confirmou sua saída do PV nesta quinta-feira (7/07). A saída foi anunciada durante um despojado, mas concorrido, evento na capital paulista. Ela não irá criar um novo partido agora, mas um movimento que pode desembocar em uma nova legenda depois das próximas eleições. Verdes titulares de mandatos eletivos permanecem filiados mas licenciados, para evitar a perda de mandato.
"Este não é o fim, é o início", filosofou. "Eu e outros companheiros estamos nos afastando do partido." Marina destacou que o ato consiste no começo de um movimento que não representa a concretização de uma nova legenda. Ela afirmou querer a adesão de mais gente à causa, especialmente de pessoas que não estejam contentes com o atual sistema político.
ENCONTRO POR UMA NOVA POLÍTICA - Postado no blog de Marina Silva pela sua equipe em 05/07.
Afinal, qual é a representação política que desejamos? De que maneira queremos discutir os nossos destinos e os de nosso país? Como deve ser a nossa relação com o poder e como o estado deve se relacionar com os cidadãos? Que modelo de desenvolvimento desejamos para o Brasil? O que as próximas gerações podem esperar de nós? Como o Brasil pode ser protagonista no mundo e mostrar que economia e preservação dos recursos naturais integram a mesma equação no processo civilizatório?
Para debater essas questões e outras que envolvem a maneira como queremos nos relacionar com o mundo, com os outros e com as instituições, convido você a se integrar ao “Encontro por uma Nova Política”.
Uma nova Política, com P maiúsculo, que possibilite a criação de novas formas e representação dos mais variados interesses que existem em nossa sociedade e na qual o projeto de desenvolvimento do Brasil seja construído sobre o eixo da sustentabilidade, as ações do Estado tenham a transparência como princípio, o espírito republicano conduza aqueles que escolhemos para nos representar, o respeito à cidadania impere e promova a valorização da diversidade.
Você e outras pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade brasileira e dos seus mais distintos meios de representação (ONGs, partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais) vão estar com Marina Silva, Guilherme Leal, Alfredo Sirkis, Fernando Gabeira, Ricardo Young, Fábio Feldman, Maurício Brusadin, Luciano Zica, José Fernando Aparecido, Aspásia Camargo e outras lideranças políticas que acreditam e estão dispostas a integrar uma rede colaborativa que construa a nova política, fundada em dois dos valores mais destacados da democracia – a liberdade e o diálogo entre as diferenças que estimula o espírito criativo e inovador.
"Toda transformação exige que os sujeitos se ponham em ação. Esta é a sua hora."
Transição Democrática
Participe!
http://www.facebook.com/event.php?eid=157584230981165
Meu comentário: Marina faz muito bem de desligar do PV, que ainda mantém uma política impregnada de favorecimentos e de mandatários que acham que o partido deve girar em torno de si. Precisamos mesmo de uma Nova Política, onde as pessoas possam participar com idéias e comprometimento por uma causa justa, mais nobre e leal. Os políticos não podem achar que são donos dos partidos, afinal sem o nosso voto, não são nada! Quanto a questão do verde, não deve estar vinculada a pessoas sem comprometimento a uma causa maior, que é desenvolvimento sustentável, o planeta espera por todos aqueles que tem verdadeiramente o intuito de salvá-lo, sejam estes políticos ou não!