segunda-feira, 31 de março de 2014

Parque do Ibitipoca é eleito o terceiro melhor da América Latina

 


O Parque Estadual do Ibitipoca foi classificado como o 3º melhor parque da América Latina. A pesquisa foi realizada pelo site de viagens TripAdvisior, acessado por uma média de 200 milhões de visitantes por mês e considerado o maior em termos de consultoria independente de viagens do mundo. A seleção das melhores atrações foi realizada com base nas avaliações e opiniões de viajantes que acessam o site.

No Brasil, o Ibitipoca foi considerado o 2º melhor parque. Em 93% das avaliações e opiniões deixadas no site, a Unidade de Conservação foi considerada como excelente. “A classificação é um reconhecimento dos trabalhos de conservação e turismo ecológico realizado no Parque desde sua criação. Essa premiação ocorre um momento oportuno, já que o Parque comemora nesta semana 40 anos”, disse o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira Junior.

Turismo
O Parque Estadual do Ibitipoca está localizado na Zona da Mata Mineira, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca. Possui uma área de 1.488 hectares com diversos atrativos turísticos como mirantes, grutas, praias, cachoeiras, picos e as belas cachoeiras e piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho. O pico da Lambada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica inigualável.

Em Minas Gerais o Ibitipoca é uma das Unidades de Conservação Estaduais mais visitadas, tendo recebido em 2012, cerca de 55 mil visitantes que, além de desfrutarem da beleza cênica Parque, podem praticar atividades como banhos, cavernismos, observação da fauna e da flora, trekking, turismo fotográfico, dentre outros.



Atrativos
Com mais de 30 atrativos turísticos o Parque possui as Cachoeiras da Pedra Quadrada, dos Macacos, das Fadas, da Pedra Furada e Cachoeirinha; a Ducha, com uma queda de cerca de quatro metros que cai em um degrau e forma um pequeno lago de cerca de 10 metros de largura e dois de comprimento; as Grutas dos Coelhos, da Cruz, das Bromélias, dos Fugitivos, dos Moreiras, dos três arcos, dos viajantes, do Pião e do Monjolinho; os Lagos das Miragens, dos Espelhos, Negro, Pedra do Sapo; o Mirante do Poente; o Paredão Santo Antônio; a Ponte de Pedra, formação rochosa que se assemelha a uma ponte; o pocinho; a Prainha e a Prainha dos Alfas, nas margens do rio do Salto; a Janela do Céu, um dos pontos mais procurados do parque, com um mirante de onde se tem uma linda vista panorâmica; a lagoa Seca; os picos da Lombada, também conhecido como Pico do Ibitipoca, do Pião e do Cruzeiro.

Infra-estrutura
O Parque possui portaria, estacionamento, área de camping, restaurante, Centros de Visitantes, de Administração e de Pesquisas, casa de hóspedes e alojamentos destinados a pesquisadores e funcionários. Para visita é necessário entrar em contato com a administração do parque. É cobrada uma taxa de R$ 5,00 por pessoa em dias úteis e R$ 15,00 nos finais de semana e feriado. Atualmente o número de visitantes diários está limitado a 300 pessoas, de segunda a sexta-feira, e 800 nos sábados, domingos e feriados.

Na área de camping, está autorizada a permanência de dez barracas (30 pessoas) de segunda a sexta. Nos sábados, domingos e feriados o limite é 15 barracas (45 pessoas). O Parque não faz reservas para a área de camping, sendo que a ocupação é feita por ordem de chegada. O parque conta também com um restaurante.

Fonte: Hoje em Dia 31.03.2014 www.hojeemdia.com.br



sexta-feira, 21 de março de 2014

Licitação para Barracas no Jubileu de São José 2014.

Depois de assumir o total controle da organização da Festa do Jubileu da Basílica de São José, que este ano comemora 50 anos e acontece entre os dias 21 de abril a 1 de maio, a Prefeitura de Barbacena, através da AGIR, publica o Edital de Licitação para a  utilização do espaço público para a colocação de barracas para o tradicional evento.

Quem quiser colocar o seu comércio durante a festa, como por exemplo, barracas de acessórios, alimentação, artesanato, brinquedos, calçados, cama, mesa e banho, eletrônicos e eletrodomésticos, lingerie e meias, panelas e utensílios, roupas e lazer tem que participar do Leilão Público e dar a sua oferta , respeitando, é claro, os valores mínimos estabelecidos por cada item.

Com o objetivo de melhorar o evento e dar oportunidade a todos que querem participar da festa do Jubileu de São José, que acontece nos dias 21 de abril a 1 de maio, a data da Licitação de utilização do espaço público para a colocação de barracas para o tradicional evento foi alterada para os dias 1,2 e 3 de abril. Os prazos foram revistos para que todos possam participar igualitariamente das  possibilidades.

A abertura dos envelopes será nos dias 1, 2 e 3 de abril, às 13h horas, na Gerência de Licitação, que fica na rua Monsenhor Silvestre de Castro, 275 - 1º andar, no bairro Funcionários. Os envelopes contendo a proposta podem ser entregues até meia hora antes da abertura para o primeiro dia do julgamento. A entrega do envelopes é no mesmo local do Leilão.

Clique no endereço -  http://www.barbacena.mg.gov.br/editais/TP001-2014-PERMISSAOUSOJUBILEU.pdf  e tenha acesso ao edital, que  também  pode ser solicitado  através do e-mail: licitacao@barbacena.mg.gov.br.  O pedido deve conter identificação completa com nome, endereço, telefone, CPF e CNPJ.

Quem quiser colocar o seu comércio durante a festa, como por exemplo, barracas de acessórios, alimentação, artesanato, brinquedos, calçados, cama, mesa e banho, eletrônicos e eletrodomésticos, lingerie e meias, panelas e utensílios, roupas e lazer tem que participar do Leilão Público e dar a sua oferta , respeitando, é claro, os valores mínimos estabelecidos por cada item.
Os espaços comercializados serão de 9m² (nove metros quadrados), 18m² (dezoito metros quadrados), 27m² (vinte e sete metros quadrados) e   100m² (cem metros quadrados). Além disso, serão aceitas também ofertas especificamente para o comércio de pipoca, algodão doce, pelinha e balas através de carrinhos móveis.

As barracas serão padronizadas e instaladas de acordo com o projeto que levará em consideração as necessidades de limpeza urbana e as atividades dos serviços de Saúde Pública, Corpo de Bombeiros, Fiscalização e Segurança, entre outros fatores. Será elaborado plano especial de trânsito, para coordenar o acesso de veículos à região do evento, especialmente os ônibus com milhares de peregrinos. Serão também instalados banheiros químicos no local.

Fonte: barbacena.mg.gov.br

terça-feira, 18 de março de 2014

Confira a Exposição “Mulheres e Arte” com artistas de Barbacena.

A exposição com o tema “Mulher e Arte” será aberta ao público no próximo dia 20 (quinta-feira), a partir das 17h, no Centro Ferroviário de Cultura (CEFEC), homenageando as mulheres artistas de Barbacena. Essa mostra pode ser visitada até 27 de março.

Também no dia 22 (sábado), de 9h às 13h, a Praça dos Andradas será transformada num salão de beleza. As mulheres terão, gratuitamente, serviços de manicure, massagista e cabeleireiro (podendo fazer escova progressiva). O atendimento será por  ordem de chegada e um desfile de moda encerrará o evento.

A organização é da Secretaria do Sistema de Integração Governamental (SIGA) com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Barbacena.mg.gov.br

terça-feira, 11 de março de 2014

Conheça a Capa do Album Oficial da Copa do Mundo de 2014.

A  Editora Panini divulgou em 23 de janeiro de 2014 a capa do álbum de figurinhas oficial do Mundial de 2014. Vide Foto.

O Album tem cores vibrantes e que remetem a diversidade do país, a publicação traz no topo um jogador fazendo um gol de "voleio", um dos ícones da empresa italiana e utilizado pela primeira vez em 1961, ano em que a Panini publicou seu primeiro livro ilustrado.

 O álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo de 2014 terá 76 páginas, e uma versão em capa dura luxo será comercializada pela empresa italiana.  A comercialização do livro ilustrado será iniciada na primeira semana de abril.

A empresa ainda anunciou que produzirá figurinhas especiais, além de novas ferramentas no álbum virtual da Copa, hospedado no site da Fifa. Esta será a segunda vez que o aplicativo será desenvolvido, o que comprova o grande sucesso entre os colecionadores.

Estamos aguardando ansiosos o lançamento do álbum; vale a pena esperar e colecionar.

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...