segunda-feira, 24 de junho de 2013

JUVENTUDE DOS ANOS 80 AGRADECE E PARABENIZA A JUVENTUDE DE HOJE!


Fui adolescente e jovem nos anos 80 - E Hoje eu não poderia estar mais feliz com as manifestações da juventude por um Brasil Melhor! Não poderia deixar de lembrar aqui, o que representou para a nossa geração as brigas políticas que travamos nos anos 80!
Naquele tempo lutávamos pelo fim da Ditadura Militar no país, que ocorreu em 1985, com o início da Nova República e a eleição do primeiro presidente civil, ainda por voto indireto, no país!

Lutamos no movimento das “Diretas Já” que dava ao povo brasileiro o direito de votar para presidente da república - o movimento começou em 1983, em plena época da Ditadura e, em 1989, já no regime civil, fomos às urnas votar pela primeira vez para eleger o presidente do país!

Logo em seguida, estivemos nas ruas de novo, em 1991, para pedirmos o impeachment de Fernando Collor – por Corrupção (apesar de ter havido também outros motivos e interesses) e, desde o início do voto direto, a estabilidade democrática permite aos brasileiros comparecerem às urnas, a cada quatro anos, para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

Parece simples, mas o que ocorreu naquela época foi uma luta diária, manifestações também em todo o país com o envolvimento das mais diversas classes, como por exemplo, a classe dos artistas da época. Lembro-me de Milton Nascimento cantando a todo pulmão “Coração de Estudante” que emocionava e incentivava a nossa luta; bandas nacionais como Legião Urbana, Capital inicial, Barão Vermelho com Cazuza, cantavam canções como: Que País é Este, Música Urbana e Brasil Mostra a Sua Cara!

Hoje com o ressurgimento da moda dos anos 80, seja nas questões das roupas, nos desenhos animados, na música que também contagia a nova juventude, em sites nostálgicos que trazem listas de produtos e seriados da época, não poderia ter terminado diferente. Acabaram por importar também o desejo de um futuro melhor, que contagiava a nossa geração!...

Filmes como “Cazuza” e “Somos tão Jovens” contam a rebeldia da nossa época e, com certeza, tudo isto colaborou com a Juventude consciente de hoje. Temos orgulho de todos vocês que não deixam barato e muito menos pra depois! Já dizia o sábio Geraldo Vandré na canção “Pra não dizer que não falei das Flores”: ”Quem sabe faz a hora não espera acontecer!”

Por isso a minha geração, geração de jovens dos anos 80, agradece e saúda esta nova Juventude! Parabéns, e contem conosco, mais uma vez nas ruas e esquinas do país!... A Luta de hoje também é nossa!

 “Venha, o amor tem sempre a porta aberta e vem chegando a PRIMAVERA,
nosso futuro RECOMEÇA, venha que o que vem é PERFEIÇÃO!...”
Perfeição- Legião Urbana.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Manifestações deixam redes sociais e invadem as ruas do país.


A violência da polícia recentemente em São Paulo contra uma manifestação popular, desencadeou vários protestos nas redes sociais por todo o Brasil e também no mundo por brasileiros que moram no exterior. 

A atitude parece ter sido um estopim para alavancar manifestações de rua em várias cidades, com palavras de ordem contra todos os desmandos da política nacional, que vem sendo criticada há décadas... Não é só contra o governo atual, mas contra todo tipo de corrupção e exploração que o povo vem sofrendo sempre calado, com o agravante dos investimentos escalabrosos na realização da Copa das Confederações que priorizava a construção de estádios, deixando em segundo plano saúde, educação e os demais problemas sociais do país.

Realmente a violência não é o caminho para rebater a manifestação de um povo que clamava por melhores condições de vida e sobrevivência, uma vez que aqui no Brasil se paga imposto demais e temos serviços de menos!...

O que me chama a atenção ao ler artigos relacionados a todos estes acontecimentos é que existe interesse dos diversos lados políticos em alavancar, cada um na sua visão e a favor de seus propósitos, protestos populares! E aí é que os manifestantes tem que ter cautela.

Este movimento popular que parece nascer das redes sociais por uma população inconformada com os graves problemas do país,  se for mesmo adiante, precisará se resguardar das atitudes de proveito das diversas facções políticas nacionais, abrangendo como um todo as questões sociais sem se deixar levar por este ou aquele lado, no intuito de preservar a livre manifestação do cidadão contra tudo aquilo que ele acredita ter que mudar no país; senão acabarão sendo mais uma forma de alienação e manipulação.

Vejo com preocupação o crescimento das manifestações, apesar de ser totalmente a favor. As questões exigidas devem ser mais claras, mais específicas; para isto deveria ser criada uma organização nacional pelos jovens, que constituam o direito de cobrar em nome da coletividade, atitudes efetivas e positivas na solução de nossos principais problemas. O movimento das ruas deveria ter nome, especificação, é o que penso.

Para exigir é preciso também se organizar, manifestações isoladas não terão o sucesso esperado; e atualmente realmente carecemos de cobrar com objetividade e clareza o fim de tantos desmandos, sejam na educação, na saúde, na cobrança exagerada de impostos que não são empregados aonde deveriam e ainda o fim da imensa corrupção que assola há tanto tempo o país, com uma impunidade estarrecedora. Afinal todos nós desejamos um país melhor!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

II Feira Científica no IF Sudeste - Barbacena

Está acontecendo no IFET a II Feira Científica de Barbacena (II Fecib) que conta com a apresentação de mais de 50 trabalhos de professores e alunos das escolas, das redes pública e privada, da Educação Básica do município de Barbacena. Os projetos têm caráter científico, tecnológico e/ou cultural em diversas áreas.

 A abertura foi no dia 12 de junho de 2013, às 19h, no Auditório I do Câmpus Barbacena com uma palestra interativa do coordenador do Centro de Ciências da UFJF, professor Eloi Teixeira Cesar.

A apresentação dos trabalhos está ocorrendo a partir de ontem dia 13 de junho e vai até hoje 14 de junho de 2013 (09h às 18h), no Ginásio Poliesportivo do Câmpus. Além disso, durante a Feira haverá atividades artísticas e culturais. O evento estará aberto à visitação do público em geral .

O tema da II FECIB é livre, pois pretende valorizar a amplitude do conhecimento e a interconexão de diferentes áreas. A Feira tem como objetivo promover o intercâmbio de trabalhos técnicos e científicos e/ou culturais das instituições educacionais do município. Todos os trabalhos selecionados serão julgados por uma comissão durante a Feira. Os 3 primeiros lugares do ensino fundamental/médio e ou técnico receberão de premiação certificados e placa de menção honrosa.

PERIGO NA WEB – Programa Prism (EUA) espionava internautas.

Especialistas chamaram programa de espionagem dos estados unidos - Prism, violação dos direitos humanos.

“É uma intrusão nos direitos humanos básicos”, disse o criador da web, Tim Berners-Lee, sobre a revelação da possível colaboração de empresas como Google, facebook, Yahoo, Skype e Microsoft com o governo dos EUA no programa de espionagem PRISM.

 Um vazamento na semana passada mostrou que autoridades americanas têm acesso aos dados e informações dos usuários dessas empresas há sete anos. Para Berners-Lee, programas do tipo ameaçam as fundações básicas de uma sociedade democrática.

O responsável por um dos “vazamentos mais significativos da história política dos EUA”, como definiu o jornal britânico The Guardian, foi Edward Snowden, ex-funcionário da CIA de 29 anos. Ele decidiu revelar sua identidade ao jornal porque acredita não ter feito “nada de errado”. “Eu não quero atenção pública porque não quero que essa história seja sobre mim, mas sobre o que o governo americano está fazendo.”

“Nas últimas duas décadas, a web se tornou uma parte integral de nossas vidas. Um vestígio de nosso uso pode revelar coisas muito pessoais. O armazenamento dessa informação sobre cada pessoa é uma reponsabilidade muito grande: em quem você confiaria para decidir quem pode ter acesso, ou para mantê-la segura?”, questionou.

“Quando você tem uma concentração enorme de dados nas mãos de poucos, a espionagem se torna muito fácil. Então o Facebook e o Google são sempre alvos fáceis para qualquer governo que queira descobri coisas sobre as pessoas”, diz Tim Wu, professor de direito na Universidade de Columbia. 
Fonte: revista Galileu.globo.com

Prism: 80 organizações pressionam Congresso norte-americano

Os defensores do direito à privacidade estão pressionando o Congresso dos EUA para conter os esforços da National Security Agency (NSA) na coleta  de grandes quantidades de dados sobre residentes nos Estados Unidos – em reação à descoberta do programa Prism. Mais de 80 organizações assinaram uma carta pedindo ao Congresso para “tomar medidas imediatas visando deter essa iniciativa de vigilância e disponibilizar um relatório público completo sobre a NSA e os programas de coleta de dados do FBI”.

O perigo da coleta de dados em larga escala é que eles podem vir a assombrar os residentes dos EUA anos mais tarde, disse Peter Swire, professor de direito e presidente do Tracking Protection Working Group, do World Wide Web Consortium. Com a coleta de dados descrita em várias notícias, as agências do governo serão capazes de armazenar dados sobre todas as chamadas de telefone e cada e-mail que uma pessoa tenha enviado e recebido, explicou Swire durante um fórum online sobre privacidade, organizado pelo Washington Post.

 “Se alguma coisa correr mal no percurso de uma pessoa, a sua vida inteira em contactos ficará sob investigação”, disse Swire. “No caso  de  alguém presente em uma lista de contatos de uma pesso, cometer um erro na vida, esta pessoa passa a estar entre os suspeitos. Isso constará do seu registo permanente”, disse.
Fonte: Idgnow.uol.com.br – em 12 junho.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Instituto Curupira recebe o título de Utilidade Pública

O Instituto Curupira, com sede no Bairro Santo Antônio, recebeu recentemente o título de Utilidade Pública. Já havia publicado aqui no blog em outras ocasiões, a importância do Instituto Curupira na área ambiental e Cultural do município, que realmente merece este título pela forma eficiente de trabalhar, de realizar e de instruir de maneira objetiva e de qualidade, aqueles que procuram os cursos e os demais trabalhos desenvolvidos lá.

Parabéns ao nosso amigo Delton Mendes, presidente do Instituto e a toda sua equipe. Realmente era esperado o reconhecimento do poder público do município, pelos excelentes projetos desenvolvidos por vocês. Estamos satisfeitos com a conquista do título mais do que justo e merecido.

O “Instituto Curupira” tem sua sede na Rua Demétrio Ribeiro, 331, Bairro Santo Antônio em Barbacena/MG.

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...