quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reforma de antigos Casarões em Barbacena.

O Casarão da Praça do Rosário, pertencente a família Pereira, vai ter obras de reparo.  Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, nosso amigo Luiz Otavio Campos a reforma já foi aprovada pelo Ministério Público, dando ênfase a recuperação do telhado,  apenas do lado direito que hoje está em melhores condições.

Infelizmente não temos ainda notícias de reforma do lado esquerdo que está em condição precária e com processo na justiça, pertencente a família Bianchetti Pereira, a qual fazemos aqui novo apelo pela restauração deste lindo Casarão em estilo Barroco, respeitando assim nosso patrimônio histórico e cultural.

Na foto acima, o Casarão a esquerda num dia de Comemoração Cívica - foto: fotosantigasbarbacena.blogspot.com.


O arquiteto Luiz Otávio Campos, também é o responsável pelo projeto de restauração do Casarão dos Canedo, próximo ao Jardim do Globo, e me informou que as obras já foram aprovadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  No caso do Casarão dos Canedo, a responsabilidade de execução da obra é do Engenheiro Daniel Salgarello.

Estamos acompanhando com ansiedade o desenrolar destas  obras,
aguardando um desfecho que seja favorável; afinal nossa cidade merece ter seu Patrimônio preservado.  

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Apelo: Casarão da Praça do Rosário foi notificado por reformas estruturais


Casarão da Praça do Rosário recebeu uma liminar de 30 dias para reparos estruturais, o prazo já terminou e as famílias dos proprietários ainda não tomaram nenhuma providência. O imóvel é dividido em duas partes e a parte notificada é a da esquerda (04 portas), que pertence a membros da família Bianchetti Pereira. Pedimos que não deixem nosso patrimônio histórico morrer, a história de nossa cidade, tanto quanto das famílias que viveram nela, deve ser resgatada. O lado direito (03 portas) pertence a pessoas da família Pereira, e está conservado, inclusive com lojas em funcionamento. Fica aqui o nosso apelo a família dos proprietários do lado esquerdo do imóvel, por providências em nome do nosso Patrimônio Arquitetônico e Histórico, que não pode e não deve acabar. Esperamos a sensibilização da família Pereira Biianquetti a favor de nossa história e da nossa querida cidade.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Minas Gerais ainda não tem Comissão para avaliar possíveis crimes no período da ditadura militar.

Minas não tem constituída a sua Comissão da Verdade, comissão criada nacionalmente para apurar violações dos direitos humanos no período de 1964 a 1985, durante a ditadura militar no país. Até o momento, os Estados de Alagoas, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia já criaram suas comissões. Minas Gerais e Tocantins devem criar suas comissões em breve. Além dos Estados, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), universidades também criaram suas comissões.

Os integrantes da Comissão Nacional da Verdade apresentam nesta terça-feira 21/05/2013, o balanço de um ano de atividades. Será às 10h, no Conjunto Cultural Banco do Brasil (CCBB), na capital federal. Criada para apurar violações de direitos humanos no contexto da ditadura militar, a comissão completou um ano na última quinta-feira. Recentemente, os membros da comissão apresentaram à presidente Dilma Rousseff um balanço das atividades do grupo e as demandas da sociedade civil para que os trabalhos sejam prorrogados por seis meses.

O decreto de criação do grupo prevê a conclusão das atividades em maio de 2014. Mantendo-se o prazo atual, a comissão teria apenas mais seis meses de investigação, pois a previsão é que a fase de elaboração do relatório dure um semestre.

Um dos motivos que levaram ao pedido de adiamento foi a pressão de movimentos sociais, da União Nacional dos Estudantes (UNE) - que também formou sua instância de investigação - e das comissões da verdade nos Estados, que pediram a prorrogação dos trabalhos para poder contribuir de forma mais efetiva com os trabalhos.

Os integrantes da comissão também aguardam uma decisão da presidente Dilma Rousseff sobre a situação do presidente do grupo, Gilson Dipp, que já entregou seu pedido de desligamento dos trabalhos. No ano passado, Dipp teve que se licenciar dos trabalhos ao enfrentar problemas de saúde. Além disso, ele acumula a função com o cargo de vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com dados revisados pela equipe da comissão, 268 depoimentos (de vítimas, testemunhas e agentes da repressão da ditadura civil-militar de 1964 a 1985) foram tomados no primeiro ano de atividades.
Fonte: terra.com.br/notícias

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Alerta: Menores sem os pais, não poderão entrar na área de shows da 46ª Exposição

Não será permitida a entrada de menores sem o acompanhamento dos pais na área de Shows da Exposição 2013. O Comissariado de Menores de Barbacena alerta que não haverá nenhuma exceção a exigência do acompanhamento dos menores pelos pais.

A Multa aplicada aos pais, caso sejam encontrados menores desacompanhados na área de show, será de R$ 2.034,00; este foi um alerta dado pelos Comissários da cidade, e que estamos ajudando a divulgar.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

1a. FEIRA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE BARBACENA - FEICOB


Começa nesta terça-feira a 1ª. FEIRA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE BARBACENA – FEICOB, com o objetivo de criar novas oportunidades e estimular a criação de novos empreendimentos na cidade. O evento será realizado no jardim Municipal de 07 a 11 de maio. Uma realização em parceria da Prefeitura Municipal através da Diretoria de Fomento Econômico – AGIR e da Associação Comercial e Industrial de Barbacena – ACIB.

São 40 empresas inscritas com atividades voltadas para a área industrial, que estarão expondo seus produtos e serviços. Não deixem de conferir.


PROGRAMAÇÃO:

07 DE MAIO – Terça-feira
14:00 as 18:00 – Aprendendo a participar de Licitações (inscritos)
18:00 as 19:00 – Agenda de Relacionamento e estimulo a economia municipal através da
                              ampliação de Networking.
19:30 – Abertura Oficial – Apresentação da AGIR

08 DE MAIO – Quarta-feira
- Abertura dos Stands ao público
- Recepção de missões empresariais de outras cidades da região;
- Feirão da Caixa Econômica Federal;
- Encontro com a Cadeia de Construção Civil –CEF
- Clínica Tecnológica do SEBRAE – Temas:
15:30 as 17:30 – Ampliação dos Serviços na panificação. Consultor: Wesley
17:45 as 19:45 – Tecnologia do congelamento na panificação. Consultor: Wesley
20:00 as 22:00 – Boas praticas de fabricação na panificação. Consultor: Wesley

09 DE MAIO – Quinta-feira
- Abertura dos Stands ao público
- Clínica Tecnológica do SEBRAE – Temas:
15:00 as 17:00 – Vigilância Sanitária nos estabelecimentos que manipulam alimentos
                               Consultora: Maria Rosa Eulália Afonso
17:45 as 19:45 – Merchandising visual – a comunicação do ponto de venda
                               Consultor: Nalberto Silva da Costa
20:00 as 22:00 – Como evitar contaminação em bares, restaurantes e similares.
                               Consultora: Maria Rosa Eulália Afonso.
- Palestra de financiamento da CEF
- Seminário “Construindo Histórias de Sucesso”

10 DE MAIO – Sexta-feira
- Abertura dos Stands ao público
- Visita Guiada ao IFET
- Ações SEBRA- UEMG
- Temas:
15:30 as 17:30 – Design de produtos: como inserir design na sua empresa – Lia Paleta
                              Design de ambientes: o que design pode fazer por sua empresa – Flávia Bolina
17:45 as 19:45 – Design de embalagens: seduzindo o consumidor para alavancar vendas -
                              Lia Paleta
                              Como o ambiente pode influenciar positivamente na produção – Flávia Bolina
20:00 as 22:00 – O design como estratégia para o crescimento do seu negócio – Lia Paleta
                              Design de ambientes: como valorizar ponto de venda através da organização
                              do espaço – Flávia Bolina

11 DE MAIO – Sábado
- Abertura dos Stands
- Encerramento do Evento.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

46a. EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE BARBACENA

A Prefeitura Municipal de Barbacena divulgou a programação da 46ª edição da Exposição Agropecuária de Barbacena, a Expô 2013, com 45 dias de antecedência. A organização do evento ficará a cargo da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região – AGIR, que a exemplo do Carnaval também apresentará novidades com benefícios aos freqüentadores do Parque de Exposição. A festa está marcada para os dias 15 a 19 de maio.

As atrações já foram confirmadas para movimentar o Parque, o cantor Naldo fará o primeiro show, no dia 16 de maio. A dupla Victor e Léo anima a festa no dia 17. Já no dia 18 é a vez de Zezé di Camargo e Luciano, e o sertanejo Sérgio Reis (com entrada gratuita) encerra no dia 19.  Artistas regionais também embalam as noites durante o evento.

A novidade anunciada para este ano e que agradou ao público foi que somente a área de shows será isolada. Assim, o Parque estará aberto a visitações de forma permanente e gratuita, com acesso à exposição de animais, às barracas de alimentação, shows de rodeio e parque de diversões. Só serão cobradas as entradas para o espaço de shows. As informações foram prestadas pela Presidente da AGIR, Maria da Glória Bittar, em entrevista ao programa Sinal de Alerta, das Rádios 93 FM e Correio da Serra AM: “A área dos shows será fechada, até por uma questão de segurança. O Parque estará aberto ao público todos os dias do evento e a população poderá ver os animais e assistir aos rodeios gratuitamente”, afirmou a Presidente.

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...