segunda-feira, 31 de outubro de 2011

#FLORESTAFAZADIFERENÇA - DEPOIMENTO Wagner Moura



A votação pelo senado do código florestal esta marcada para 08 de novembro. Se for aprovado como está, irá incentivar o desmatamento; além de anistiar aqueles que desmataram irresponsavelmente no passado, deixando-os sem punição. É incrível a irresponsabilidade dos governantes em nosso país!

Assine online contra a aprovação do código como está, no endereço:

http://www.florestafazadiferenca.org.br/assine/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Planeta Sustentável: Fantástico Dirigível pode carregar até 01 tonelada de carga sem utilizar combustível!

Será que essa nova ideia pode trazer de volta a prática de usar dirigíveis? O SolarShip é um dirigível 100% movido à energia solar sem custos com combustível e sem pegada de carbono.

A empresa de Toronto que tem o mesmo nome da invenção diz que ela é capaz de de viajar mil quilômetros para transportar até uma tonelada de carga, alimentado apenas pela luz do sol.


A nave solar será inflada com gás hélio e contará com revestimento de painéis solares na parte superior de seu corpo, provavelmente apoiada por um sistema de baterias de ion de lítio, que vai fornecer eletricidade suficiente para conduzi-lo em sua viagem.


Dessa forma, o projeto alcança o equilíbrio certo de elevação estática (como um balão) e aerodinâmica (como um avião).


De acordo com o fundador e executivo-chefe do SolarShip, Jay Godsall, sua nave movida a energia solar será capaz de ir onde estradas não são construídas, locais de difícil acesso e onde aviões e helicópteros não podem chegar com um único tanque de combustível. Ele planeja realizar uma demonstração no verão de 2013, fazendo o transporte de suprimentos médicos para países africanos.


Você pode assistir o vídeo do projeto aqui.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chuva Forte causa grandes prejuízos em Barbacena.










Aconteceu nesta quinta 27/10/2011, árvores caíram em diversos pontos da cidade, casas foram destelhadas, e também a Zona Rural foi atingida! Houve chuva de granizo e ventos fortes. Ainda não se sabe o tamanho e a proporção dos prejuízos, vamos aguardar por mais notícias. Postei algumas fotos que os próprios moradores colocaram no facebook logo após a chuva.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Fonte do Jardim Municipal, em frente a Igreja Matriz da Piedade está sendo reformada.

A Fonte Luminosa no Jardim Municipal, em frente a Igreja Matriz da Piedade, esta sendo reformada. Segundo notícia do Barbacenaonline a previsão de término é ainda neste ano em dezembro, para as festividades do Natal.

A Fonte Luminosa como era chamada, funcionava com luzes coloridas e vários ritmos de jatos d’agua, que acompanhavam músicas tocadas ao mesmo tempo. Quem viu sabe o quanto era bonita, e quantos anos se passaram até que se resolvesse recuperá-la. Ainda não tenho informação se voltará a funcionar como antes, com luzes, cores e música; mas se assim for, com certeza voltará a ser um chamado turístico como foi no passado, uma beleza visual e musical que encantava a todos. Tomara que sim.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Câmara Municipal de Barbacena terá 15 (quinze) Vereadores já na próxima eleição.

Foi aprovado pela Câmara Municipal, o aumento de número de vagas para vereadores à partir da eleição do ano de 2012. Passou de 11 (onze) para 15 (quinze), portanto teremos 15 vereadores assumindo o mandato em 2013.

Veja abaixo, na íntegra a notícia no site da Prefeitura Municipal:

"O Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, nos termos do art. 45 da Lei Orgânica Municipal, art. 31, XI, “c” do Regimento Interno, com o “ad referendum” da Mesa descrito no art. 26, V, “a” do Regimento Interno, comunica ao público que na Reunião Extraordinária nº. 006, de 07 de outubro de 2011 e registro na ata nº. 076, foi aprovado por UNANIMIDADE o Projeto de Emenda Constitucional nº. 003/2011, transformado na Emenda Constitucional nº. 023/2011, fixando em 15 (quinze), o numero de Vereadores, para as próximas legislaturas, a iniciar-se em 1º. de janeiro de 2013.

Baseado no art. 29, IV, “f” da Constituição Federal – redação dada pela EC 58/2009, o limite máximo, de acordo com o número de habitantes do Município de Barbacena, seria de até 19 (dezenove) vereadores.

Os vereadores acreditam que o aumento de 04 (quatro) vagas, proporcionará uma melhor representatividade junto aos munícipes, não sobrecarregando os recursos orçamentários destinados ao Poder Legislativo, uma vez que houve redução do duodécimo quando da aprovação da EC nº. 58/2009."

Comentário: Fizemos um apelo aos vereadores para voltar aos 19 (dezenove) mas não tivemos êxito. Não haveria nenhum aumento do repasse do município à câmara, conforme explicamos anteriormente (n'outra postagem), tanto fazia 15 como 19! Infelizmente não quiseram maior representatividade! Optaram por apenas 15 vagas, talvez para não terem que dividir ainda mais o repasse.


UNE - União Nacional dos Estudantes, lança abaixo-assinado pela educação.

A UNE espera realizar, nos próximos meses, a maior campanha em defesa da educação pública já promovida no Brasil. A mobilização é pela aprovação dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal como recursos a serem investidos exclusivamente nesse setor. Todo esse dinheiro deverá ser destinado para a melhoria da estrutura das escolas, pagamento de salário digno aos professores, excelência do ensino público na periferia das cidades e nas zonas rurais de todos os municípios, além da ampliação do acesso e da qualidade nas universidades para todas e todos.

A campanha tem o nome “Educação 10″ e contará com um abaixo assinado que, de acordo com as expectativas UNE, reunirá milhões de assinaturas. “Há na sociedade brasileira, atualmente, um enorme consenso da necessidade de aumentar significativamente os investimentos em educação”, destaca o presidente da entidade Daniel Iliescu.


Os dois objetivos da campanha poderão ser alcançados ainda esse ano. Nos próximos meses, o Congresso deverá votar o projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) do governo federal, que propõe a ampliação dos investimentos no setor para 7% do PIB até 2020, o que não é, definitivamente, suficiente. A UNE defende que o texto seja refeito e garanta o investimento de 10% na educação do Brasil até 2014.


Urgente também é a aprovação do PLS 138/2011, em tramitação no Congresso, que garante 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. O Fundo Social, criado em 2010, tem o objetivo de garantir que os recursos dessa riqueza natural sejam revertidos com finalidades sociais. A UNE tem certeza que a educação precisa ser, prioritariamente, alvo desses recursos.

Investir na educação pública é a única forma de realmente superar os problemas mais urgentes do Brasil.


Para assinar online acesse:

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=une10

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...