quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governo lança novo modelo de identidade

O governo federal lança nesta quinta-feira o modelo de documento que vai substituir o RG no país. Chamada de Registro de Identidade Civil (RIC), a nova carteira de identidade conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.

O RG tradicional, porém, continua valendo pelo menos até que todos os cidadãos tenham sido recadastrados. O RIC é parte do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, que deverá facilitar a troca de informações entre os estados. Embora o chip da nova identidade traga os números do título de eleitor e CPF, ela não substitui esses dois documentos.

A nova forma de identificação inicialmente chegará a 2 milhões de pessoas selecionadas em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). O documento será levado a todos os brasileiros gradualmente até 2019. Os custos iniciais de emissão do documento – por volta de 90 milhões de reais – ficam por conta do Ministério da Justiça. Após a primeira etapa, será discutido como serão pagas as demais emissões do RIC.

O evento de lançamento do novo registro será no Ministério da Justiça e terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, e do presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Felipe Denucci.

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...