quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Grupo Teatral Barbacenense recebe prêmio no Rio

O Grupo Teatral Barbacenense CENARTE teve importantes indicações a prêmios no Rio de Janeiro

E saiu, no sábado – dia 24 de Outubro, os resultados do 3º Festival de Teatro de São João da Barra (RJ), que teve apresentação do Grupo Teatral CENARTE, no dia 17, com a comédia “Confusão Caipira” de autoria e direção de Fábio Sena.
Vencendo todas as dificuldades, o grupo barbacenense não abriu mão da oportunidade de se apresentar do Rio de Janeiro e voltou, para Barbacena, reverenciado pelo público local e pelos jurados que incluem, entre outros, profissionais da UNIRIO.
Entre grupos de São João da Barra (RJ), Cabo Frio (RJ) e Rio de Janeiro (RJ), o CENARTE surpreendeu como um grupo jovem e com uma potência singular, tanto pela independência e sustentabilidade de seus projetos, como pela qualidade artística de sua equipe de atores e técnicos. E isso pôde ser confirmado no debate sobre o espetáculo e o grupo, após sua apresentação, nos moldes de coletiva de imprensa. Parte da platéia, artistas locais e jurados, através de suas perguntas, demonstraram sua satisfação e curiosidades diversas pelo espetáculo apresentado. E o Grupo Teatral CENARTE não pôde deixar de considerar o aconchego e a qualidade estrutural do Cine Teatro São João e o trabalho da equipe organizadora do Festival, como grande contribuinte para a inspiração do seu trabalho e exemplo, para Barbacena, de simplicidade e grande qualidade.
Já satisfeitos com os resultados, até aí, o Grupo Teatral CENARTE foi avaliado pelos profissionais do júri, entre tantos grupos e artistas de qualidade, ficando entre os 3 Melhores das as seguintes divisões na Categoria Adulto:

MELHOR ATOR – Fábio Sena; (com a interpretação da cômica “Rosinha”)
MELHOR MAQUIAGEM – Fábio Sena / Grupo Teatral CENARTE;
MELHOR FIGURINO – Grupo Teatral CENARTE.

O Grupo Teatral CENARTE foi representado por 10 artistas e 3 estagiários da Escola de Teatro CENARTE que já estão pegando pesado e abraçando grandes responsabilidades técnicas, administrativas e de interpretação para crescimento do grupo como uma potência artística e cultural em nossa municipalidade e região. São eles: Ana Flor Rocha, Diego Matos, Fábio Sena, Fabrício Santos, Fany Flores, Giovane Tavares, Henrique Teles, Kaike Barto, Olívia Batista e Yuri Azevedo, pelo grupo, e Alessandra Silva, Élson Borges e Filipe Teles, pela escola.
Fez parte, também, da programação do grupo, a estréia da esquete teatral “O Grande Pecado de Lampião e sua Terrível Peleja para Entrar no Céu”, no dia 22 (5ª feira), no Auditório do IFET, dentro da programação de comemoração do Dia do Livro, além do trabalho “Qualidade de Vida X Tabagismo”, dia 24 (sábado), em 3 pontos comerciais da cidade.
Agora, a grande programação cultural para Barbacena será a apresentação, com GRANDE PRODUÇÃO, do espetáculo “Quem Roubou O Meu Futuro?” de Sylvia Orthof, dias 14 e 15 de novembro (sábado e domingo), no Teatro do Estadual, e os ingressos começarão a serem vendidos a preços populares de formas e locais a serem divulgados em breve.
É o CENARTE crescendo e enriquecendo o quadro cultural de nossa cidade!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SEDE DO SAMU REGIONAL EM BARBACENA

Representantes das 51 cidades da macrorregião Centro-Sul, envolvidas na implantação do Samu Regional, estiveram reunidos no dia 27, no auditório da Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde de Barbacena. O Consórcio Intermunicipal da Região das Vertentes – Cisaver, com sede em São João Del Rei, foi escolhido para assumir, inicialmente, a administração da rede do Samu Regional, até que se crie um consórcio público para o Samu no qual os municípios terão que aderir. A responsabilidade do Consórcio é executar as atividades. No mesmo dia, ficou definida a composição do Comitê Gestor que será o instrumento de discussão de todo o processo da regionalização, o seu planejamento e a gestão. O encontro foi ministrado por Welfane Cordeiro Júnior, coordenador de Urgência e UTI da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
“O Samu Regional permitirá um atendimento com maior rapidez e qualidade, diminuição dos custos para os municípios, melhorar a capacidade dos hospitais para atender com eficiência os pacientes agudos e graves”, disse Edson Rezende, diretor do Demasp.
Durante o encontro, foi confirmado o local para a construção da Central do Samu Regional. Antes, o terreno já havia passado por uma avaliação e aprovação do consultor de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, César Augusto Soares Nitschike. Ele esteve em Barbacena no dia 21. O terreno escolhido fica em frente ao Parque de Exposição de Barbacena, nas dependências da Fundação Hospitalar de Minas Gerais – Fhemig.
A área construída será de mil metros quadrados, nos mesmos moldes da sede de Montes Claros (primeiro município a aderir à regionalização). No local, funcionará também a Central do SUS/Fácil, que atualmente se localiza na Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde de Barbacena. É uma Central que regula as internações de urgência, o que facilita porque as equipes do Samu saem do local do atendimento sabendo para qual hospital levar a vítima. A obra está orçada em R$ 1 milhão. Segundo Edson Rezende a verba já está garantida pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Comitê GestorFaz parte do Comitê Gestor todos os secretários das microrregiões, um representante de cada Conselho Municipal de Saúde, o coordenador estadual de Urgência, os gerentes das duas macrorregiões, um coordenador regional do Samu, um coordenador do SUS/Fácil, diretores dos hospitais de referência da macrorregião e das microrregiões, representantes dos Conselhos Municipais de Saúde Regional, um representante de cada Conselho Municipal de Saúde das microrregiões, um representante dos hospitais de pequeno porte de cada microrregião, um coordenador de Saúde Mental, um coordenador do Cisaver, um representante do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Denatran,Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Defesa Civil e um representante do grupo aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais. O coordenado do Comitê é o diretor do Demasp, Edson Rezende.

Supremo Tribunal Federal Mantém Liminar

STF mantém liminar que impede posse de vereadores
Por admin em quarta-feira, 11 novembro 200917 Comentários

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira (11), por 8 votos a 1, a liminar (decisão provisória) concedida em outubro pela ministra Cármen Lúcia, que impede a Justiça Eleitoral de dar posse a novos vereadores, dentro das vagas criadas pela PEC dos Vereadores.
A emenda, promulgada pelo Congresso no fim de setembro, criou mais de 7 mil cargos de vereador em todo o Brasil e determinou a posse dos suplentes dentro das novas vagas.
A decisão do STF desta quarta mantém a validade da liminar até o julgamento definitivo da ação em que a Procuradoria-Geral da República pede que alguns artigos da emenda sejam declarados inconstitucionais. A assessoria do STF informou ao G1 que não há data prevista para o julgamento do mérito da ação.
Segundo o Supremo, a decisão também vale para a ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a criação das vagas. Na prática, a decisão tomada em plenário nesta quarta mantém o efeito da liminar. Assim, caso a decisão não seja revogada no julgamento definitivo no STF, os novos cargos de vereador só poderão ser criados a partir da próxima eleição municipal, prevista para 2012.

CARLOS DÚ ELEITO PREFEITO DE BARBACENA - INÍCIO DE UMA NOVA ERA POLÍTICA PARA A NOSSA CIDADE

Com uma campanha humilde sem gastar muitos recursos, o ex-vereador   Carlos Dú se candidata a prefeitura de Barbacena e se elege como   Pref...